20 de junho de 2011

Anjos e Outras Armadilhas


"...Uma história de anjos e demônios, música e plantas, luz e sombras, contada com todas as cores da noite."

Tive de emprestar palavras para poder descrever o quanto apreciei a obra de Pedro Pires, português, nascido na cidade do Porto (Portugal). Anjos e outras armadilhas é uma série de três contos que podem parecer isolados, mas que se completam. Uma narrativa complexa, com uma poesia sensível e perturbadora.

As imagens vem a completar o quadro da narrativa, com ilustrações que nos deixam uma impressão de sonho e irrealidade, atmosfera que a todo momento acompanha a narrativa.

O autor escreveu, ilustrou, produziu a capa, foi responsável pelo projeto de gráfico e as letras da edição publicada pela Devir Editora.

Uma estreia muito boa do autor!!


Sobre o autor, Pedro Pires é publicitário desde 1989, dedicou também especial atenção à ilustração e à pintura. Tendo exposto alguns inéditos coloridos no Salão de Banda Desenhada do Porto de 1999. Dois anos depois, viu editado Desse teu Corpo, a sua primeira história em quadrinhos colorida após as experiências anteriores em preto-e-branco, como Senti-a no Braço (com argumento de Vale da Silva) e Olivião, publicadas na Coleção Quadradinho.

Nos últimos tempos, também tem experimentado a ilustração infantil. Depois de executar alguns trabalhos na área de tradução e design para a Devir em Portugal, teve o primeiro capítulo de Anjos e Outras Armadilhas pré-publicado na revista Comix # 3.

Biblioteca Sustentável


A criatividade das pessoas não tem limites, e enquanto muitos países vivem a falácia de atitudes mais sustentáveis uma cidade da Alemanha inova com um projeto sócio-ambiental que deveria inspirar muitas outras cidades.

A Open Air Library é uma biblioteca construída basicamente com caixas de cerveja doadas por uma empresa local. A população ajudou na construção da estrutura e um escritório de design realizou o acabamento, reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.

Um projeto completo, a Open Air Library também tem como iniciativa o incentivo a leitura entre a população que doou cerca de 2 mil livros para o acervo. A biblioteca fica aberta 24 horas, sem seguranças, o que não acarretou nenhum sumiço do acervo.

Lições a parte, fica a inspiração para outros países, afinal não foi o dinheiro que construiu a biblioteca, mas a vontade coletiva e o amor ao conhecimento!


Moda Vamp?!


A nova febre do momento sem dúvida é a imagem do Vampiro, nunca ela foi tão aclamada, tão copiada e reinventada como antes. Nessa onda o site Fottus, fez montagens de famosos em versões vampíricas. Alguns ficaram muito bons, outros, nem tanto!

Scarlett Johansson

Madonna

Alanis Morissette
Fonte: Fottus.

13 de junho de 2011

O Nome da Rosa

Fazia um bom tempo que estava para assistir "O Nome da Rosa", estava um pouco receosa sobre esse filme, contudo ao assistir fiquei extremamente satisfeita.

O filme é baseado no livro de Umberto Eco, que se passa na última semana de novembro de 1327 num mosteiro do século XIII onde ocorrem assassinatos misteriosos.

Este mesmo local, onde ocorrem tão sinistros assassinatos, receberá uma importante discussão, e resolução de um impasse, entre duas ordens distintas do clero da época: os franciscanos, que pregam a simplicidade e humildade, e os beneditinos, que vivem de uma forma luxuosa.

O personagem central William de Baskerville é um franciscano, porém é também um homem de conhecimento, justo, e apegado a "razão", contrastando com os valores pregados pela Igreja. Possuidor de um astrolábio, um quadrante e lentes de aumento, o autor completa a figura de William como um filósofo e um pensador, não sendo então, um joguete da igreja.

Seu pupilo Adson, é jovem, sua juventude e inocência, o protegem de ser manipulado, e sua visita a abadia faz com que ele conheça uma jovem garota, que devido a sua pobreza é usada pelos monges para satisfazer seus desejos sexuais em troca de alimento. Adson se apaixona por ela, e tem sua primeira experiência sexual, esse acontecimento lhe trás um elo entre o que ocorre fora da vida eclesiástica, lhe trazendo a realidade dos gentios explorados pela Igreja.

Assim, William e Adson, como Sherlock Holmes e Watson, tentam buscar por meios lógicos os culpados dos assassinatos que ocorrem na abadia, em meio a histeria da crença de obras demoníacas.

O nome do filme tem referência na expressão usada na Idade Média que servia para denotar o infinito poder das palavras, mas para mim em uma das cenas finais, essa expressão muda de sentido denotando a "eterna dúvida". Enredo interessante e completo, cenários bem construídos, boas atuações, personagens profundos e bem elaborados, e uma história que prende do começo ao fim, fazem com certeza valer a pena assistir a esse filme!


Onde Vivem Os Monstros

Baseado no romance de Maurice Sendak "Onde vivem os Monstros" conta a história de Max, um garoto de nove anos de idade que aprende a lidar com seus sentimentos, com destaque para raiva.

Após uma explosão de raiva, ele foge de casa e se esconde, e é levado para uma terra estranha onde vive sete monstros, ali Max é coroado rei.

Cada monstro vem a representar um aspecto da personalidade de Max, sendo Carol a representação de sua raiva e impulsividade, logo ele se torna o mais próximo do menino. Seus enfrentamentos com cada um dos monstros e sua relação com eles aos poucos vão desvendando a Max aspectos de si mesmo, de uma forma infantil ele observa a si mesmo, e seu relacionamento com a mãe (representados nos momentos com KW).

O filme é bem interessante, mas deixa um pouco a desejar em muitos aspectos, principalmente para seu público alvo (infantil), o filme sofreu um atraso de 2 anos, por falta de verbas e pela insatisfação dos produtores com obra. A trilha sonora, idealizada por Karen O. deixa a desejar nos momentos em que se exige seriedade, mas orna perfeitamente com os momentos de bagunça e selvageria vividos por Max e seus súditos monstruosos.

No geral, acho que a proposta de reflexão do filme é muito boa, e a forma como a personalidade de cada monstro foi trabalhada é interessante. Vale a pena assistir!

Instinto de Vingança

Instinto de Vingança é um filme interessante de ser assistido, pois tenta inovar um enredo já exaurido. A história gira em torno de Terry, um paciente que sofreu um transplante de coração, e que cuida de sua filha com uma rara doença degenerativa incurável, para completar esse quadro, ele conta com o auxílio da médica de sua filha, a Dra. Elizabeth Clemson. Contudo, depois de um check-up de rotina, ele sofre de uma súbita sensação, que aos poucos se torna incontrolável, e que o leva a cometer atos que colocam em cheque sua sanidade.

O filme é uma releitura do conto de Edgar A. Poe Coração Delator, que já sofreu inúmeras adaptações. A história do filme em si não traz grandes surpresas, e em muitos momentos é forçada, mas no final achei bem interessante, principalmente a tentativa de discussão ética que se propõem.

Um filme que vale a pena ser visto, mas não espere grandes surpresas...


E aqui deixo uma animação do conto de Edgar A. Poe:

4 de junho de 2011

Sol & Lua - Erika Monterisi

Hoje em dia vemos uma explosão impressionante de novos autores, as dificuldades por eles encontradas são inúmeras, mas é certo que hoje em dia publicar um livro se tornou bem mais acessível. Muitos desses autores se lançam para o mundo com romances, mas ao contrário do que podíamos observar em épocas anteriores, os romances agora são recheados de criaturas sobrenaturais, como vampiros, lobisomens, anjos...

Seres lendários que antes participavam de narrativas de terror, passaram a ser símbolos das agruras da vida humana, e mais do que isso almejam a mortalidade mais do que nunca. Voltados para um público infanto-juvenil estes autores alçaram seus sucessos com uma receita única de seres sobrenaturais+romance= sucesso!

Mas entre estes autores, que utilizam de fórmulas pré arranjadas, e sem grandes surpresas, com personagens tão profundos quanto uma poça de água, vemos florescer alguns outros autores, que ao contrário de apresentar algo vazio ao leitor, buscam fazer uma narrativa elaborada.

Sol & Lua é um livro de romance, onde um vampiro se apaixona por uma humana, até aí podemos observar a velha fórmula utilizada de forma exaustiva, porém a autora, Érika Monterisi, imprime em seus personagens uma maior personalidade, que em alguns momentos do livro podem parecer exageradas, mas que ao final acabamos por compreender suas intenções.

A personagem principal, ao contrário das heroínas de outros livros possui opiniões bem fortes, acreditando sim no seu príncipe encantado, mas lembrando sempre que ele veio de um sapo. Sua naturalidade ao encarar os feitos de seu amado Phill são explicados pela autora, não nascendo do nada e sem qualquer motivo. Hanna amadurece ao longo do livro, na medida em que conhece mais do mundo e de si mesma.

Os vampiros dos livros seguem a mesma linha de Anne Rice, que podemos basicamente resumir em impulsivos. Cada personagem vampiro possui uma característica própria, destaco Andrew, que ao contrário de viver uma existência amargurada por sua condição aproveita ao máximo, tirando proveito disso.

Phill é um personagem apaixonado, e pode parecer extremamente inocente em uma primeira impressão, mas da mesma forma que Andrew se entrega a sua existência, porém comedido por seu amor por Hanna.

Existem outros vampiros, Pamela e Hugo, e juntos eles formam uma família, em um relacionamento baseado nas melhores chances de sobrevivência.

Sol & Lua possui uma narrativa que vai contra as encontradas em livros do gênero, colocando personagens mais próximos da realidade, enquanto descreve belas paisagens cariocas. Um livro gostoso de ler, e que também discute alguns assuntos como alma, reencarnação, inserindo um tom interessante a narrativa, deixando-a mais rica.

A autora certamente deve amadurecer em alguns pontos de sua narrativa, mas no seu todo, a obra ficou boa, superando inclusive alguns famosos autores brasileiros do gênero "vamp", principalmente no quesito "prender o leitor".

Aqui deixo uma sinopse retirada na íntegra do site do livro:

"...A Hanna é uma menina de 16 anos extremamente comum. É carismática, mas ao mesmo tempo, fechada, ela não fala muito sobre o que sente. Na verdade, ela se fecha para esse tipo de coisa e acha muito "fútil" ser a maioral. Tem sonhos como todas as meninas dessa idade (a maioria): estudar, se formar, casar e ter filhos.

"Tudo começa quando seus pais e ela se mudam de Salvador para o Rio de Janeiro. A sua vida vira de cabeça pra baixo e ela perde tudo que tinha de mais valioso: seus amigos, seu quarto. Sai de um apartamento espaçoso para um quarto e sala. Não possui mais um lugar para desenhar, para ficar só no seu mundinho.

"Porém, numa viagem para Friburgo, quando foi visitar uma amiga de infância, conhece alguém que muda a sua vida. Um homem, que se diz vampiro: Phill Smith. Ela não acredita, debocha até, mas depois de alguns assassinatos na zona rural da cidade, ela começa a achar estranho toda essa história.

"No desenrolar, ela se vê metida numa rede tramada por todos dessa família de vampiros: Andrew (advogado criminalista), Pâmela, Hugo e Phill. Uma história de amor, paixão, desejos, poder e mistérios antigos que só a instiga a prosseguir. Hanna quer entender o tudo que está acontecendo ao seu redor, porém Phill insiste que sentir é mais importante que entender. Ele sabe que ela precisa amadurecer para conseguir entender os mistérios que os unem."

Fica aqui uma dica de leitura!!!

A Rainha do Castelo de Ar

A Rainha do Castelo de Ar é o último filme da Trilogia Milennium. Não me estenderei falando sobre, pois já comentei em postagens anteriores.

Neste filme, vemos Lisbeth Salander em seu julgamento, enquanto Mickel Blomkvist busca provas pra inocenta-la das acusações. Para isto, ele tem que desvendar ainda mais o passado de sua amiga, que ainda que revelado, não foi explicado, para encontrar a chave de sua inocência.

Por fim, concluo que o filme é bem elaborado, com excelentes atuações. Sua história, ainda que não apresente novos elementos, é bem construída, e nos expõem há varias reflexões, sobre moral, sociedade. Um filme que vale a pena ser visto!