5 de novembro de 2009

Tristania

Com um estilo que vai desde o symphony metal até o death metal, passando por doom e black metal (esses rótulos às vezes irritam), Tristania é uma banda tão rica em sonoridades que é impossível enquadrá-la em um único estilo.

A banda norueguesa foi formada em 1996, por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Para uma primeira demo, a vocalista Vibeke Stene foi convidada, vindo logo depois a se tornar membro oficial da banda.

Uma coisa importante (e muitas vezes ruim) no Tristania é a saída de seus integrantes...
Em fins de 2000, Morten Veland sai da banda por diferenças pessoais e monta o Sirenia. Østen Bergøy, que até então fazia vocais limpos como convidado, se torna membro oficial, e Kjetil Ingebrethsen substitui Veland.
Em 2006, Kjetil deixa a banda, sem ressentimentos, e em 2007 Vibeke Stene, o brilho intenso na sonoridade do Tristania, deixa a banda, para lecionar canto.
Em outubro de 2007 a cantora italiana Mariangela "Mary" Demurtas é anunciada como nova vocalista da banda. Porém, até agora nenhum álbum com Mary foi lançado.

As músicas incluem vocais líricos e dramáticos (Vibeke Stene), vocais masculinos limpos e muito graves (Østen Bergøy) e vocais guturais extremos (Morten Veland e posteriormente Kjetil Ingebrethsen), violinos, órgão de tubos, flautas, violoncelo, além de guitarras pesadas e uma bateria admiravelmente criativa e pesada ao mesmo tempo.


Observação: Para descompactar os arquivos é necessária a senha: sigmametal.blogspot.com

Demos e Singles:

Tristania - 1997
Angina - 1999
Sanguine Sky - 2007

Álbuns:

Widow's Weeds - 1998
Beyond the Veil - 1999
World of Glass - 2001
Ashes - 2005
Illumination - 2007

Live:

Widow's Tour - 1999 (áudio)

Site oficial da banda


Vídeos:









Links: Blog Sigmametal