Pra quem acredita que ciência é um saco, e tem um jeitão por demais acadêmico, que é séria demais e não suporta um humor se engana.
O cartunista Jão (João Garcia) foi o criador da tirinha "Os cientistas em quadrinhos", cujo objetivo era despertar o interesse das pessoas para ciência, e nada melhor que usar do humor para isso: “Com humor você pode chamar atenção, de forma lúdica, para o que é importante e também ridicularizar o que é besteira”, diz ele.
Segundo o cartunista, não há no blogue lugares comuns e o gênero usado é do tipo que faz o leitor pensar. “O humor das tirinhas e cartuns é feito com personagens quase de carne e osso, sem estereótipos como o cientista maluco".
A tirinha teve muitos colaboradores, como cientistas e jornalistas, por isso a assinatura dos quadrinhos mais antigos estão como "Jão & Cols", traduzido, "Jão & Colaboradores".
No início, o público-alvo da tirinha era o acadêmico e, em 2004, ela passou a ser feita também para as crianças e publicada no suplemento infantil da Folha de S.Paulo, a Folhinha. Além disso, o trabalho de Jão é encontrado nos boletins Telescópio, da Estação Ciência; ComCiência, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp) e no Pro-Scientiae, do Núcleo José Reis da Universidade de São Paulo (USP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pense...