28 de setembro de 2010

Os Homens que não Amavam Mulheres

      Determinadas coisas atraem pelas capas que possuem, quando vi isso...


            ... Não pensei duas vezes para assistir, mas de forma muito receosa, afinal de contas, a capa não é nada, aliás que quase sempre é um equilíbrio para a falta de conteúdo. Mas surpresa de novo! Apreciei muito este filme!
            Gostei das jogadas de personagens, não propriamente por sua história que não apresenta grandes novidades, mas sim, pela mudança de foco que ocorre ao longo da trama. Ao final, você pensa sobre o que realmente estava falando o filme, se a questão que foi apresentada no começo ou se isto não era apenas um pano de fundo para um algo mais?!
           Baseado na trilogia Millennium de Stieg Larsson, o filme foi baseado no primeiro livro, sendo dirigido pelo dinamarquês Niels Arden Oplev.
          O filme é ótimo, valendo muito a pena de ser visto, ainda que longo ele não se torna enjoativo e tampouco cansativo de ser visto, mantendo seu ritmo até o fim.
             Aconselho que assistam o filme em sueco, antes que Hollywood o refilme!




Sites Interessantes:



27 de setembro de 2010

Prêmio Abril de Personagens



A Editora Abril está lançando o "Prêmio Abril de Personagens" com intuito de estimular a criação de narrativas para público infanto-juvenil, ou seja, entre 7 e 12 anos, de ambos os sexos.

Os trabalhos serão selecionados pela Editora Abril, pela Associação Brasileira de Produtores Independentes d Televisão (ABPI-TV) e também serão colocados a disposição do voto popular.
O ganhador irá garantir um contrato com a Editora Abril e terá sua obra publicada.

O prazo para as inscrições vai de 27 de setembro a 24 de outubro de 2010.

Para quem se interessar, mais informações no site.

24 de setembro de 2010

Coração de Tinta (Inkheart)


             Nos livros de aventura, observamos sempre encantados os heróis com capas esvoaçantes, espadas reluzentes e coragem férrea. Suas aventuras recheadas de seres fantásticos, seres bons, seres ruins, seres de extrema beleza ou de uma feiura encantadora.
        Em todos estes livros de fantasia, os heróis possuem grandes poderes, são pessoas predestinadas, escolhidas por suas qualidades únicas...Mas este livro não fala de nada disso, este livro fala sobre um outro personagem das histórias, um personagem esquecido, um personagem que nunca aparece... O LEITOR!

             Coração de Tinta conta a história de Montimer e sua filha Meggie. Ele é um encadernador e restaurador de livros, e passa sua paixão para a filha, e assim ambos vivem em uma relação familiar única, onde a leitura de livros é a base fundamental.
            Embora tenha essa paixão Montimer, ou simplesmente Mo como Meggie o chama, nunca leu para sua filha em voz alta, Meggie sempre se perguntou o porque disso. Vivendo de forma nômade e sem vínculos com ninguém, Mo e Meggie viajam para onde o trabalho do pai chamar, e embora ela não entenda o motivo, para ela basta, vivendo feliz desta maneira!
            Essa rotina é quebrada em uma noite chuvosa, em que um visitante de rosto estranho e misterioso aparece em sua porta, a partir daí Meggie se vê entrando em um universo que antes ficava restrito apenas as páginas dos livros...

          Para quem aprecia boas histórias de fantasia, este é um livro altamente recomendado, juntamente com o filme. "Coração de Tinta" é uma série muito interessante de ser lida, pois aborda de forma criativa um universo totalmente diferente. O filme não fica a dever o livro, sendo uma boa adaptação, mas recomendo dar uma olhada em ambos, pois são experiências diversas e com qualidade!







Obs.: Cornelia Funke produziu uma série, possuindo três livros lançados, contudo só obtive contato com o primeiro.

22 de setembro de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus


        O Diabo está nas escolhas... Certa vez li isso em algum lugar, acho que nenhum filme conseguiu ilustrar tão bem está verdade.

          O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é um filme muito interessante de ser visto. O Dr. Parnassus é como um dono de mamolengo ou circo que nos apresenta um universo único, o de nossas mentes guiadas pela sua.
           Jogador incontrolável há milhares de anos ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, graças à qual ele obteve a imortalidade. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, a sua filha se tornasse propriedade do Sr. Nick. Com Valentina prestes a completar 16 anos ele tem de correr contra o tempo para recuperar seus erros passados e não perder sua preciosa filha, fazendo uma nova aposta com o Diabo.
           A qualidade da atuação dos atores é inegável, como podemos exemplificar com Christopher Plummer, interpretando o Dr. Parnassus, ele vai de um sábio místico a um bêbado inveterado. Este é apenas a ponta do "iceberg" de bons atores, Lily Cole, Tom Waits e Andrew Garfield completam o elenco.
          O filme em si tem um tom infantil, mas seu roteiro impecável neutraliza este efeito beirando algumas vezes o suspense, no fim deixa um cenário que causa uma sensação de irrealidade. 


             O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é um ótimo filme a ser assistido, contudo ele ficou mais conhecido por ter sido o último filme de Heath Ledger, que ficou com um dos personagens mais enigmáticos. Pode parecer confuso as cenas em que Ledger é substituído por Johny Depp, Jude Law e Colin Farrel, mas essa confusão, logo dá lugar a uma normalidade inquietante a cerca do personagem, sendo muito interessante a metáfora que se instala.
             Um filme muito interessante, ao qual é necessário dar a devida atenção, do contrário creio que você ficará perdido no Imaginário do sofrido Doutor...Então, apenas se surpreenda!!

20 de setembro de 2010

Salt


              Quando olhamos para a história batida do filme "Salt", onde uma agente da CIA é acusada de espionagem, e a partir daí começa a história de perseguições em velocidades alucinantes, o famoso jogo de traições entre agentes, Rússia v.s E.U.A., cenas de ação que desafiam a gravidade e qualquer outra lei da física, percebemos os temperos desse filme.
           Vale ver Angelina Jolie, que protagoniza o filme rejeitado por Tom Cruise, que o considerou muito parecido com seus trabalhos anteriores, em uma personagem que não exige muito, mas que lhe coube muito bem. Além de Jolie, Liev Schreiber e Chiwetel Ejiofor não ficam ofuscados roubando a cena toda vez que aparecessem.
               Salt é interessante apenas por que vemos uma mulher em um filme de ação deste tipo (o que é raro nos filmes do gênero).
               Gostei do filme, distrai e cumpre muito bem seu papel de entreter, mas não espere mais do que isso ou você poderá sair decepcionado.



17 de setembro de 2010

Tormenta

O que definir, e o que dizer
Do próprio lar a que pertenço
Se a cada passo e pensamento
Mergulho mais no esquecimento?

O que enxergar, e o que ouvir
Do entardecer em que adormeço
Se a cada verso e movimento
Perco mais o ar que acalento

Se das colinas nasce o perfume
Posso eu respirar o crepúsculo?
Das flores se não brota a noite
Me deitar posso no frio leito?

Sem saber, sem conhecer e ver
Porquês, caminhos e horizontes
Apenas sentir posso, a tempestade,
Cada gota, um cálice de sentimentos

O silêncio, e o que enfim pensar
Se o anoitecer me seduz e acalenta
Enigma! Labirinto? Peregrino?
Sou o que dorme em plena tormenta.


_____________________________________________________________

Escrito em páginas dispersas, em 23/08/2010.

Ouvindo Loreena McKennitt.

Foto: Núcleo Cunha/Indaiá do Parque Estadual da Serra do Mar.
Cedida por Fernanda Campos.

13 de setembro de 2010

O Nome do Vento - Patrick Rothfuss


            Pensei muito antes de começar a falar deste livro, que comecei a ler sem muitas esperanças, um livro que peguei pra abandonar... Mas todo livro é uma surpresa, e este foi uma das mais interessantes, pois devorei ele completamente, digeri suas páginas lentamente, sem pressa, com deleite, como se estivesse a comer um doce preferido.

               A história é uma fantasia onde o herói misterioso nos é apresentado como um mero taberneiro, mas a medida que se avança, percebe-se a complexidade do enredo.
              Kvothe cresceu entre artistas itinerantes, mago, taberneiro, um herói, um matador, ninguém sabe ao certo quem ele é realmente, sua busca pela verdade por trás do grupo denominado Chandriano, o leva a muitos lugares, e ele se torna muitas pessoas. Um personagem que pode parecer invencível, se torna também frágil...
                  Patrick Rothfuss consegue nos prender em sua história, criando um mundo de fantasia que ultrapassa em muito os autores da atualidade.
                  Um livro que não se pode deixar de ler!

O NOME DO VENTO

3 de setembro de 2010

Ukiyo-e

Quando se fala em desenho no Japão, com certeza o mangá seria a primeira coisa que viria a nossa mente. No entanto, existem gravuras retratando imagens de bravos samurais, cortesãs, atores e cenas de teatro kabuki (o teatro japonês), paisagens naturais, que estampam muitas camisetas, agendas e outros.
Estas imagens são gravuras Ukiyo-e, surgido há mais de 300 anos o estilo encanta por sua beleza, graciosidade, e principalmente, por retratar a história do país. O nome significa "figuras do mundo flutuante", uma expressão que nos remete a efemeridade, como se os temas retratados vagassem entre o tempo e o espaço. A palavra originada do vocabulário budista (sendo importada da China, por consequencia), expresssando uma visão idealizada da vida e do comportamento humano.
No Japão, o conceito passou a ser utilizado na literatura, principalmente na poesia, para mostrar que a vida no mundo nada mais é, que um sonho passageiro.
A beleza das figuras, fez do ukiyo-e uma arte cultuada no Japão, e também fora dele, influenciando até os impressionistas franceses.
O estilo é uma das várias formas de arte gráficas que surgiram no período Edo (1600 - 1868), quando a capital imperial do Japão foi transferida para região onde hoje está o centro de Tóquio. Edo era o centro cultural e econômico do país.
Os artistas que se dedicavam ao estilo retratavam o cotidiano da época: as belas mulheres de Yoshiwara (bairro de prostituição de Tóquio), o teatro kabuki, os lutadores de sumô, e as paisagens naturais em torno do monte Fuji. O ukiyo-e, podia ser comparado, em popularidade, ao mangá atualmente.
A partir do séc. 15, elas começaram a ser impressas em massa. O ukiyo-e possui pelo menos 3 fases importantes:
- A inicial que usava exclusivamente a tinta preta, seu maior expoente foi o artista Hishikawa Moronobu (1618 - 1694);
- A segunda em que os temas mais recorrentes eram as beldades japonesas e os atores do teatro kabuki;
- A terceira onde se retratavam mais frequentemente as paisagens.
Foi nesse terceiro período que a técnica se aperfeiçoou e ganhou maior riqueza no traço e equilíbrio na combinação das cores. A excução de uma obra ukiyo-e pode durar até um mês.
Alguns nomes conhecidos do ukiyo-e:
- Katsushika Hokusai (1760 - 1849) é o maior nome do ukiyo-e. Sua obra prima é AS TRINTAS E SEIS VISTAS DO MONTE FUJI. Aos 70 anos decidiu retrabalhar o tema e lançar o livro CEM VISTAS DO FUJI, considerado um trabalho ainda mais belo que o anterior. Hokusai estudou pintura ocidental por conta própria e aplicou várias técnicasd de luz e sombra, até então desconhecidas no Japão, para obter os efeitos de perspectiva que dão tridimensionalidade, característica de suas obras.



- Kitagawa Utamato (1753 - 1806) ficou conhecido por retratar a beleza do feminino, através da gueixas e prostitutas. O traço gracioso e habilidade na composição das cores fazem dele um mestre no estilo.
Utamaro foi para Edo jovem para aprender a técnica, sendo posteriormente descoberto. Das suas obras se destacam POEMAS DE AMOR, BELDADES POPULARES, DEZ QUALIDADES DE MULHER e DEZ TIPOS DE MULHER.



- Ando Hiroshige (1797 - 1858) executou uma viagem entre Edo e Kioto, ao longo da rota de Tokaido, que liga as duas cidades, e retratou cada uma das 53 estações de pernoite. O resultado foi publicado, em 1832, em uma série de 55 estampas chamada CINQUENTA E TRÊS ESTAÇÕES DE TOKAIDO. E juntamente com OS CEM LUGARES CÉLEBRES DE EDO, fizeram deste artista um dos mais populares do ukiyo-e.



- Toshusai Sharaku é outro importante mestre desta arte, não se sabe muito sobre ele, sua data de nascimento e morte nos são desconhecidas, mas pode-se intuir através de sua obra entre maio 1794 e fevereiro 1795. Ainda que tenha atuado em um período muito curto, ele publicou cerca de 150 desenhos. Sharaku retratou imagens do teatro kabuki, tornando-se rapidamente uma marca registrada de sua obra, fazendo sua fama também fora do Japão.



Fonte: revista Bons Fluídos, fev. de 2008. págs. 74-77.