1 de dezembro de 2009

Norah Jones


Norah Jones (Brooklyn, 30 de Março de 1979) é uma pianista, cantora e compositora americana, musicista premiada (multi-Grammy Award), cuja carreira foi impulsionada com seu álbum de estreia 2002 "Come Away With Me", um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito vendendo vinte e três milhões de cópias em todo mundo e pelo qual recebeu oito prêmios Grammy.

Norah Jones obteve oito premiações nos Grammy Awards de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Seu álbum "Feels Like Home" foi lançado em 9 de Fevereiro de 2004. Ao invés de repetir o estilo suave de "Come Away With Me", foi mais influenciado pela música country. Com uma semana de lançamento, "Feels Like Home" havia vendido um milhão de cópias. Naquele mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as "pessoas mais influentes de 2004". Jones recebeu três prêmios nos Grammy Awards de 2005, dois para "Record of the Year" pela sua colaboração com Ray Charles na música "Here We Go Again".

Em 2003, formou The Little Willies, que conta com Norah no piano e voz, Richard Julian nos vocais, Lee Alexander no baixo, Jim Campilongo nas guitarras, e Dan Rieser na bateria. O único álbum lançado pela banda (The Little Willies, de 2006) traz regravações de canções de Willie Nelson, Hank Williams, Fred Rose, Townes Van Zandt e Kris Kristofferson.

Seu último álbum, "Not Too Late", conta 13 canções originais de autoria ou co-autoria de Norah com produção de Lee Alexander, há muito tempo seu parceiro de composição e baixista. Destaques para "Sinkin´ Soon", com os vocais do cantor-compositor M. Ward, e "Thinking About You", que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.

Jones namorou seu baixista Lee Alexander por muito tempo, porém eles terminaram a relação em janeiro de 2008.


Em seu albúm "The Fall" ela deixa de lado seu lado jazz, e utiliza de outras influências como rock e soul music.
O produtor Jacquire King, do Kings of Leon e do Modest House, assina com a cantora a produção do álbum, que traz contribuições dos compositores Ryan Adams, de Will Sheff, do Okkervil River, e do colaborador antigo de Jones, Jesse Harris, que assinou o hit “Don't know why”.

“Entrei em contato com Jacquire inicialmente porque ele montou um dos meus discos favoritos de todos os tempos, 'Mule Variations', de Tom Waits”, afirmou Norah em comunicado. Segundo conta a artista, o disco diversificou sua influência do jazz e toca mais guitarra do que piano.

“The fall” é o primeiro álbum de inéditas de Norah Jones desde "Not too late", de 2007, que vendeu 1,58 milhão de cópias, de acordo com a Nielsen SoundScan.


Albúns


First Sessions (2001)
Vídeos